São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

CONSUMO

Índice tem queda de 12,3%

Paulistano está menos confiante neste mês

DA REPORTAGEM LOCAL

A confiança do paulistano caiu de forma acelerada em junho. O IIC (Índice de Intenções do Consumidor), que estava em 97,94 pontos em maio, caiu para 85,89 pontos neste mês -redução de 12,3%, informa a Fecomércio.
A federação trabalha com uma escala de zero a 200 para medir o índice. Em abril, ele estava em 98,81. Caiu ligeiramente para 97,94 em maio e agora registra a primeira forte retração do ano. O índice apresentava elevações desde novembro, quando a Fecomércio registrou o IIC de 86,54. O índice mede a confiança do consumidor em São Paulo.
"Estávamos registrando melhores números no começo do ano. Em abril e maio foi verificada certa estabilidade e agora veio a queda", diz Fábio Pina, economista da federação. A pesquisa é feita na primeira semana de todos os meses e, por causa disso, o levantamento com cerca de 800 entrevistados ocorreu no início de junho -quando as notícias a respeito das instabilidades no mercado financeiro começaram a ser divulgadas.
A falta de confiança atingiu todas as faixas de renda. E os homens são os mais preocupados com os rumos do país. O IIC dessa categoria caiu de 97,44 pontos para 75,69 pontos -uma retração de 22,33%.
Aqueles com mais de 34 anos apresentaram também maior insegurança em relação ao futuro. A pesquisa analisa pessoas com mais ou menos 34 anos. (AM)


Texto Anterior: Varejo: Arapuã fecha mais de 40 lojas no Sul do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.