São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2005

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Só 3 dos itens mais vendidos eram de consumo pessoal

DA SUCURSAL DO RIO

Na lista dos dez produtos mais vendidos pela indústria, só três eram, em 2003, de consumo pessoal: telefones celulares, açúcar e cerveja. A maior parte dos itens que encabeçavam o rol servia à indústria.
O celular foi um dos que tiveram o maior avanço de 2000 a 2003, segundo a Pesquisa Industrial Anual do IBGE. Passou da 15ª para a 6º posição. Em 2003, foram vendidos pela indústria para o mercado interno e externo 29,3 milhões de aparelhos, ante 11,1 milhões de 2000.
Por outro lado, a cerveja caiu da 6ª para a 10ª posição. Beneficiado pela exportações e pelos bons preços no mercado internacional, o açúcar subiu da 10º colocação para a 7º em 2003.
A liderança se manteve: o óleo diesel foi o produto mais vendido pela indústria tanto em 2000 quanto em 2003. Já a gasolina, segunda colocada no ranking de 2000, passou para a terceira posição em 2003. Assumiu a vice-liderança o item automóveis com mais de mil cilindradas -ou seja, carros que não são populares.
Para Sílvio Sales, do IBGE, a tônica de 2003 foi que os itens destinados ao mercado interno tiveram desempenho pior e perderam posições, já que foi um ano de baixo crescimento econômico e queda da renda.


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