São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAM e Gol anunciam vôos extras; estrangeiras aceitam endosso

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As companhias aéreas nacionais e estrangeiras fecharam acordo com a Anac para oferecerem vôos extras e aceitarem endosso da Varig por conta de cancelamentos e suspensão de parte dos destinos da empresa.
TAM e Gol anunciaram ontem que passarão a operar vôos de reforço no mercado doméstico. De acordo com a assessoria de imprensa da TAM, a empresa aérea passa a operar seis vôos extras já a partir de hoje.
Os vôos serão Congonhas/ Brasília, Congonhas/Porto Alegre, Congonhas/Curitiba e também os retornos desses trechos. Na sexta-feira, dia da semana em que há muito mais passageiros, serão oito vôos a mais operados pela empresa, para os mesmos destinos.
Já a Gol também vai colocar vôos extras, nesse caso somente a partir da próxima sexta-feira. Desde anteontem, a companhia está operando com um avião a mais no mercado interno. As duas companhias informaram que estão aceitando endosso de bilhetes da Varig, mas somente se houver disponibilidade em seus aviões.
A Ocean Air chegou a informar que passaria a atender os passageiros com bilhetes Varig para Los Angeles, Lima e Bogotá. No final da tarde de ontem, entretanto, a empresa informou que o assunto ainda estava em discussão com a Anac.
No caso dos vôos internacionais, a Anac divulgou que Avianca (Colômbia), Lan Chile (Chile), Delta (EUA), Lufthansa (Alemanha) e Alitalia (Itália) fecharam acordo para aceitar endosso dos bilhetes da Varig.
Já a panamenha Copa Airlines, que operava em acordo com a Varig, anunciou que passará a operar em parceria com a Gol. Por falta de pagamento, a companhia foi excluída da câmara de compensação da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Mesmo com essas companhias aceitando endosso, muitos passageiros não devem conseguir embarcar, já que as taxas de ocupação dos aviões, principalmente nos vôos para a Europa, estão muito elevadas.


Texto Anterior: Para Planalto, passageiros que dependem da aérea no exterior podem ser 50
Próximo Texto: Empresa vende passagem para rota suspensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.