São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Sem fundos 1
O volume de cheques devolvidos por falta de fundos aumentou 16,8% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Serasa. A média das devoluções de cheques de janeiro a junho foi de 14,6 em cada mil compensados. No mesmo período em 2001, a média foi de 12,5 cheques devolvidos.

Sem fundos 2
Embora tenha ocorrido uma redução de 8% no volume de cheques devolvidos entre maio e junho, a confrontação interanual ratifica a piora nos níveis de inadimplência. Na comparação junho 2002/2001, houve um crescimento de 8,7% no volume de cheques devolvidos.

Aqui, não
Apesar do fechamento de 18,5 mil vagas na construção civil no Estado em 12 meses, Artur Quaresma Filho, do SindusCon-SP, afirma que as empresas não querem um Proer (bancos) ou um Proar (articulado para salvar as companhias aéreas).

Crédito
Para o empresário, "só crédito farto para a habitação, a juros baixos e prazos longos, salvará a construção civil". Para isso, diz ele, ou CEF abandona a rigidez financeira que reduziu o volume de financiamentos ou o governo cria uma agência de crédito específica para o setor.

Alívio
Os prestadores de serviços poderão "escolher" se vão economizar ou não 2,5% do valor da folha de pagamento ao mês. Uma instrução normativa do INSS acaba de liberar seus fiscais de verificar se as empresas desse setor recolhem ou não as contribuições para o Senac e o Sesc.

Desconhecido
A grande maioria -89% dos profissionais e 75% das empresas pesquisadas pela consultoria Bumeran- não conhece os programas de criação de empregos dos presidenciáveis. A enquete on-line foi feita durante o mês de maio junto a 4.200 profissionais e 300 empresas.

Aposta
Mas, para 50% dos profissionais e das empresas, os partidos de esquerda podem investir no crescimento do mercado de trabalho. A aposta nos partidos de centro-esquerda é de 28%, e o restante fica com os partidos de direita.

Esgotada
A Kaiser subestimou o consumo de sua safra de Bock deste ano. A cervejaria estimou um crescimento de 15% no volume em comparação com os números de 2001. Os estoques já se esgotaram e o malte importado para a produção acabou.

Além do lazer
A cidade de Salvador já é o terceiro destino nacional das viagens de negócios. O Favecc (Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais) acaba de receber o prêmio da secretaria de Turismo do governo baiano por contribuir para esse resultado.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Cargo de risco

Com o escândalo da manipulação de resultados, a Bolsa de Nova York decidiu introduzir mudanças regulamentando o funcionamento dos conselhos das empresas que negociam ações -e começa a exigir dos conselheiros mais rigor nas análises dos balanços. Ricardo Leal, economista do Coppead/UFRJ, lembra que os executivos têm pleno poder sobre a informação fornecida aos conselheiros. ""Mesmo que seja muito experiente, será que o conselheiro conseguirá analisar questões de negócios cada vez mais complexas?", indaga Leal. Segundo ele, o poder dos executivos sobre o conselho ainda é muito grande. Em contrapartida, as penas para fraude vão aumentar nos EUA, e os conselheiros serão qualificados como co-responsáveis.


Próximo Texto: Mercado: Comércio com a Argentina volta aos níveis pré-FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.