São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS

Mudança nos fundos revela perda já existente

"Por que a marcação a mercado refletiu na desvalorização dos fundos? Qual a diferença entre o que ocorria anteriormente à marcação e esse novo modelo que está em vigor? E por que houve a desvalorização dos títulos?" (Bruno Sapupo de Melo)

Resposta - Com a marcação a mercado os títulos passaram a ser contabilizados pelo seu valor efetivo de venda no mercado e, para alguns títulos públicos presentes nas carteiras dos fundos DI e de renda fixa, esse valor era inferior ao que estava sendo registrado antes da marcação. Dessa forma, diversos fundos tiveram que reconhecer essa desvalorização, e assim registraram prejuízos alguns meses atrás.
É importante ressaltar que a marcação a mercado não desvalorizou os títulos. Ela apenas obrigou os administradores a reconhecer que esses já apresentavam valores de mercado inferiores aos que eles estavam apontando anteriormente. De fato, os títulos já estavam desvalorizados antes da marcação. (André Oda, do Laboratório de Finanças da USP)


Texto Anterior: Dicas/FolhaInvest: Ações: Analistas mantêm sugestões e aguardam por fase mais estável
Próximo Texto: Líder acumula rentabilidade de 60%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.