UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Infarto foi a causa

Morre o empresário e advogado Gouvêa Vieira

DA SUCURSAL DO RIO

Foi cremado ontem, no crematório do cemitério do Caju (Rio), o corpo do advogado e empresário João Pedro Gouvêa Vieira. Ele morreu de infarto na noite de domingo em sua casa, no bairro do Humaitá, aos 91 anos.
Nascido em Petrópolis (RJ), em 21 de fevereiro de 1912, Vieira virou sócio, em 38, da Refinaria de Petróleo Ipiranga, a primeira do país. Afastado da ação executiva, ele ainda presidia o conselho de administração da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Formado em direito pela atual UFRJ, ele fundou nos anos 30 o escritório de advocacia Gouvêa Vieira, hoje dirigido pelos filhos.
Suplente de senador, exerceu o cargo em 1963 e por alguns períodos curtos em 1964, 1966 e 1967. Participou da comissão encarregada de redigir o anteprojeto da Constituição de 1988.
Casado com Cecília de Almeida e Silva Gouvêa Vieira, deixou seis filhos, 26 netos e 19 bisnetos. Um de seus filhos, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, preside a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.


Texto Anterior: Vizinho em crise: Argentina teme enfrentar apagão
Próximo Texto: Crise: Venda de eletrônicos deve viver novo apagão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.