São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda criar fundo para bônus

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O "ministério do apagão" estuda criar um fundo para pagar bônus para os consumidores residenciais que conseguirem gastar menos energia do que o estabelecido nas metas do racionamento.
O fundo seria composto pela arrecadação de todas as distribuidoras, considerando várias classes de consumo (residencial, industrial e comercial, por exemplo). A proposta foi analisada na reunião do "ministério do apagão" realizada segunda, em Recife (PE).
Segundo a Folha apurou, integrantes do "ministério do apagão" propuseram que o dinheiro do fundo fosse usado para garantir pagamento de bônus a todos os consumidores residenciais que economizassem além da meta.
Ainda não há definição sobre essa proposta. Também não está definido quais classes de consumidores, além dos residenciais, contribuiriam com sobretaxa para o fundo.
O presidente Fernando Henrique Cardoso havia determinado ao "ministério do apagão" que estudasse uma forma de garantir o pagamento do bônus para os consumidores que gastam entre 101 kWh/mês e 200 kWh/ mês.
Quem consome até 100 kWh/ mês tem pagamento de bônus garantido em caso de economia além da meta.
Caso fosse usado apenas o dinheiro arrecadado com a sobretaxa cobrada na classe industrial -como já é permitido para indústrias com demanda maior do que 2,5 MW-, haveria arrecadação suficiente para pagar todos os bônus para quem consome até 100 kWh/mês sem a necessidade de usar recursos do Tesouro.

Internet e 0800
O governo decidiu mudar o período de cálculo da meta de consumo dos provedores de acesso à internet, que passou da média de maio a julho de 2000 para a de abril a junho deste ano. Como o consumo subiu nos últimos 12 meses, essas empresas poderão gastar mais energia do que pelo critério anterior.
Ontem, no primeiro dia de funcionamento do 0800 criado para dar explicações e receber informações sobre o racionamento, foram recebidas 3.847 ligações -a maioria com pedido de informações sobre as regras do plano.



Texto Anterior: Salto no escuro: Distribuidoras podem pedir reajuste para energia
Próximo Texto: Eletropaulo diz que já cortou luz de 500
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.