São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2001

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PANORÂMICA

BANCOS

Bradesco paga R$ 201 mi para explorar atendimento em agências dos Correios
O Bradesco passou a ser, potencialmente, o banco com maior presença em território brasileiro. Ontem, o banco arrematou em uma licitação, por R$ 201 milhões, o direito de exploração das 5.532 agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) por oito anos. Em troca, a ECT vai receber do Bradesco uma parte das receitas obtidas nos postos, estimada em R$ 2,5 bilhões.
Com o negócio acertado ontem, o número de pontos de atendimento do Bradesco salta dos atuais 2.600 para 9.300. Mesmo sendo inferior ao número de postos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o Bradesco estará presente em municípios que antes não eram atendidos por nenhuma instituição financeira. Hoje, cerca de 1.800 municípios não são atendidos pelos bancos.
O Bradesco vai ultrapassar a CEF em termos de presença em municípios sem atendimento bancário. O banco federal tem 1.920 postos de atendimento e oferece serviços bancários em 8.500 casas lotéricas.
Na parceria acertada ontem, a ECT fornecerá, além do espaço físico dos postos e dos funcionários, a estrutura de informática. Para adaptar os postos à realidade bancária, a ECT vai investir R$ 30 milhões. O Bradesco, por sua vez, vai investir R$ 10 milhões para adaptar o seu sistema ao dos Correios.
De acordo com as regras da licitação vencida pelo Bradesco, o banco poderá explorar as agências por cinco anos. Há um prazo de três anos para implantação das agências. A primeira agência deve entrar em funcionamento em 60 dias.
Na concorrência, o Bradesco derrotou o Itaú e a Caixa Econômica Federal. O Banco do Brasil (BB), que hoje usa 36 agências dos Correios para prestar serviços bancários, não participou do processo seletivo. A assessoria de comunicação do BB informou que o banco sairá das agências dos Correios. Segundo os assessores, o BB conclui que as agências dos Correios "não são atrativas."

Mais clientes
Com os novos postos, o Bradesco pretende aumentar em 3,5 milhões o número de clientes. Atualmente, o banco tem 11,8 milhões de clientes ou 22% do total de correntistas no Brasil. "Foi um importante passo na estratégia de crescimento do banco", afirmo Márcio Cypriano, presidente do Bradesco.
Os Correios estimam que a remuneração paga pelo Bradesco com a implantação de todas as agências poderá aumentar em 50% o lucro da estatal. No ano passado, os Correios tiveram receita R$ 3,9 bilhões e lucro de R$ 200 milhões.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA REPORTAGEM LOCAL)



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