São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem 1ª empresa criada para transportar gás liquefeito

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PAULÍNIA

O consócio formado pela Petrobras e pela White Martins inaugurou em Paulínia (SP) a primeira empresa criada para transportar e comercializar o GNL (Gás Natural Liquefeito).
A GásLocal terá capacidade de liquefazer (transformar gás natural em estado gasoso em líquido) 400 mil metros cúbicos de gás natural por dia. Isso permite o transporte de gás natural a regiões do país não abastecidas por gasodutos. A empresa entrará em operação no segundo semestre deste ano.
"Esse é um produto novo. Você comprime este gás e ele se torna, em volume, bem menor do que na forma gasosa e é transportado em caminhões. Isso permite que o gás natural chegue a regiões em que não há demanda suficiente para a construção de uma gasoduto", disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Entre os primeiros mercados consumidores, estão empresas de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
O gás natural é levado pela Petrobras, por meio de gasoduto, para a planta da White Martins, também em Paulínia. O líquido é comercializado e transportado em carretas pela GásLocal. As empresas investiram US$ 50 milhões na GásLocal.


Texto Anterior: Gabrielli diz não ver ameaça a fornecimento
Próximo Texto: Vale do Rio Doce é "monopolista", afirma a presidente do Cade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.