São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

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Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Consumo explica mais eleição que PIB

O desempenho da economia sempre foi considerado fundamental para avaliar um político, principalmente quando está em jogo a reeleição à Presidência da República. No caso atual, se o parâmetro fosse apenas o PIB, poderia causar espanto a diferença tão grande -na casa de 20 pontos- de Lula sobre Alckmin.
Afinal, o PIB teve crescimento apenas de 2,3% em 2005 e as previsões do mercado são que não passe de 3% neste ano. São índices considerados frustrantes até pelo governo, que chegou a prever 4,5% de expansão para este ano.
Uma das teses que começam a ganhar corpo em parte da equipe econômica do governo, e que explicam as pesquisas eleitorais, é que o PIB medido pelo IBGE pode não ser o melhor termômetro para medir o pulso da economia. O Brasil, pródigo na adoção de taxas de inflação nos últimos anos, não foi tão criativo na elaboração de índices para medir o desempenho da economia.
A partir de informações de pesquisas do IBGE e de outros institutos, a LCA Consultores desenvolveu um indicador que busca reproduzir, em periodicidade mensal, a evolução do consumo das famílias, componente que responde por cerca de 55% do PIB brasileiro.
Com base nesse indicador, a LCA estima que o consumo das famílias em agosto de 2006 tenha sido 4,1% superior ao observado no mesmo mês de 2005. Com esses resultados, o consumo das famílias acumula variação de 3,9% no bimestre julho-agosto e de 3,8% entre janeiro e agosto, ambos em comparação com 2005.
Outros dados vão na mesma direção. Segundo a Fecomercio SP, o índice de confiança do consumidor na região metropolitana de São Paulo avançou 2,3%, a expedição de artigos de papelão ondulado apresentou expansão de 2,2%, e as vendas do comércio varejista devem ter encerrado o terceiro trimestre com expansão de 4,4% em relação ao mesmo período de 2005.
Todos esses indicadores mostram uma certa discrepância entre o PIB medido pelo IBGE e o comportamento da economia, mesmo levando em conta o efeito câmbio, já que um dos fatores que explicam esse resultado abaixo das expectativas é o aumento significativo das importações deste ano. Dessa forma, na opinião de parte da equipe econômica do governo, Lula estaria, sim, tão à frente de Alckmin por causa da economia, apesar do resultado pífio do PIB.
Continua valendo, portanto, a famosa frase "É a economia, estúpido", cunhada por James Carville, o célebre marqueteiro do ex-presidente democrata Bill Clinton, ao vencer as eleições contra George Bush pai.

UÍSQUE NA PISTA
Segundo mercado mais importante para o uísque Johnnie Walker, o Brasil recebe campanha da marca em parceria com a McLaren, em tempos do GP de Fórmula 1. Batizado de Piloto da Vez, o movimento sugere ao adulto escolher um amigo para não beber e levar todos para a casa com segurança. "Esse é um programa relacionado com os valores da empresa", diz Pedro Mendonça, presidente da Johnnie Walker para a América Latina. Ron Dennis, CEO da McLaren Mercedes, acredita que álcool e direção são um problema global e a Fórmula 1, "por ter cerca de 300 milhões de telespectadores", pode ser um bom canal para resolver o problema. O executivo comentou ainda a aposentadoria de Michael Schumacher com certa ironia: "Gosto de trabalhar com pessoas de mentalidade leve".

DIGA X
A empresária Daniela Cutait, no próximo dia 1º, vai dividir com seus clientes o seu trabalho. O site de edição, impressão e encadernação de fotografias digitais, que ela desenvolveu há cerca de um ano, vai possibilitar que seus usuários instalem no próprio computador o software que permite editar, diagramar e tratar as imagens, colocar fundo, figuras e molduras. "Atualmente, as vendas feitas na própria loja são superiores às do site, mas, com o novo suporte, que permite que o cliente construa seu álbum, as vendas on-line devem se equiparar" afirma a empresária. Em setembro de 2005, quando foi lançado, o site recebeu cerca de 5.000 visitas em 15 dias.

EDUCADORES
O Instituto C&A e a organização Avisa Lá lançam, neste mês, o livro "Bem-Vindo, Mundo! Crianças, Cultura e Formação de Educadores" (ed. Peirópolis). A publicação, que será distribuída gratuitamente a 5.560 secretarias municipais de educação do país, reúne a metodologia de capacitação de 1.300 educadores de 60 instituições em 12 anos. A obra traz um CD com toda a estrutura do programa Capacitar Educadores.

SAÚDE EM ALTA
O faturamento dos hospitais privados associados à Anahp (associação de hospitais privados) subiu 13% em 2005 comparado a 2004, totalizando cerca de R$ 4,5 bilhões. O número de trabalhadores empregados também cresceu, 7,3%, para cerca de 41 mil pessoas, e as horas de treinamento de pessoal subiram 41%. Os dados serão divulgados oficialmente na quinta, durante o 7º Fórum da Anahp, em São Paulo.

COMIDA DE AVIÃO
O Grupo Bertin promove, na terça, em Paris, uma noite gastronômica em homenagem a Santos Dumont. O festival será elaborado pelo chef André Boccato, para mais de cem clientes, parceiros, embaixadores e cônsules, no Favela Chic, restaurante da capital.

AUTOMOBILÍSTICA
Ray G. Young, presidente da GM, fará apresentação sobre a trajetória da montadora no Brasil e no Mercosul, na sexta, na Business School São Paulo. Gábor J. Deák, presidente da Delphi, tratará dos riscos de perda de competitividade dessa indústria no Brasil.

JEANS SOCIAL
Bob Haas, CEO da Fundação Levi Strauss, braço social da marca de jeans norte-americana, chega ao Brasil na próxima quarta-feira (dia 25). O diretor-presidente, que viaja para tratar dos projetos sociais realizados no mundo todo pela Levi's, terá rápida passagem no país.

NAÇÕES UNIDAS
O embaixador Rubens Ricupero, Claudio Szajman (Grupo VR) e Fábio Barbosa (Banco Real) receberão, em São Paulo, cerca de 200 empresários no primeiro Encontro de Presidentes de Organizações Civis sobre as Nações Unidas, que lançará a organização CNU-Brasil.


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