UOL


São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Brasil ganha mercado
Os desentendimentos entre China e Estados Unidos começam a favorecer o Brasil. Pelo menos foi essa a leitura do mercado de Chicago ontem. Na avaliação de alguns investidores, os chineses estão trocando a compra da soja já encomendada nos Estados Unidos pelo produto brasileiro.

Sem sinais
O volume de soja onde o local de compra estaria sendo trocado é de 300 mil toneladas, segundo o mercado. Consultas feita pela Reuters, no entanto, indicaram que os "traders" brasileiros não têm essa informação de troca de mercado pelos chineses.

Números desencontrados
A safra brasileira de café deverá ficar próxima de 40 milhões de sacas em 2004, segundo Lineu da Costa Lima, do Ministério da Agricultura. Esse número diverge do aceito pelo mercado, que estima até 45 milhões de sacas. Ainda neste ano o governo vai a campo para estimar a safra brasileira.

Discutir o setor
A cadeia produtiva de café está reunida na Bahia, no 11º Encafé, para discutir, entre outros assuntos, o aumento de qualidade do produto brasileiro. Para aprofundar as discussões sobre o mercado mundial, a OIC deverá se reunir na Bahia no próximo ano. Devem comparecer os presidentes do Brasil, do México, de Honduras e da Costa Rica.

Em campo
A Conab coloca em campo na próxima semana 55 analistas para determinar o tamanho da próxima safra. Vão percorrer 560 municípios nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Bahia. O levantamento deverá confirmar, ainda, os dados da safra atual, estimada em 128 milhões de toneladas.

Safra recorde
A Emater do Rio Grande do Sul informou ontem que a safra gaúcha de trigo deverá atingir o recorde de 2,2 milhões de toneladas. A área plantada foi de 1,06 milhão de hectares e a produtividade média, também recorde, será de 2.066 quilos por hectare.

Repete o Paraná
Os dados do Rio Grande do Sul repetem o bom desempenho do Paraná. Com isso, o país ficará com uma safra de trigo próxima de 5,5 milhões de toneladas. A grande safra, no entanto, está dificultando a comercialização do produto. As cooperativas estão buscando o mercado externo.

Ainda no mercado
A safra de trigo da Ucrânia deverá atingir 12 milhões de toneladas em 2004, o que é bem melhor do que os 4 milhões de toneladas neste ano. Mesmo assim, os ucranianos deverão adquirir no exterior parte do cereal que consomem.

Chuva ajuda
As recentes chuvas aceleraram o plantio da safra de verão. É o que mostra o mais recente levantamento da FNP Consultoria & Agroinformativos. Até ontem, o plantio de soja na área destinada ao produto já atingia 70% (59% no mesmo período do ano passado). Já o semeio de milho subiu para 74%, igual ao do mesmo período de 2002.

Prejuízos no Canadá
A indústria de carne bovina do Canadá estima prejuízos acumulados de US$ 2,51 bilhões desde que foi anunciado o caso de vaca louca no país em maio último, diz a FNP.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa encerra semana em nível histórico
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.