UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Brinquedos mais procurados já estão esgotados

ALESSANDRA KORMANN
DA AGÊNCIA FOLHA

Se a idéia é dar de presente de Natal para os seus filhos a Barbie Lago dos Cisnes ou um Jogo do Tubarão, desista. Esses e outros brinquedos muito procurados já estão esgotados.
Alguns dos produtos mais procurados -como a nova boneca Barbie, a fita de vídeo do filme "Procurando Nemo" ou o pião Bayblade- estão esgotados ou são muito difíceis de ser achados, segundo lojas e fabricantes.
A situação foi constatada durante a semana passada em lojas de três shoppings visitados pela Agência Folha e em outras lojas contatadas por telefone.
Para o diretor de Marketing da fabricante de brinquedos Estrela, Aires Leal Fernandes, o problema foi o excesso de cautela na hora de os varejistas fazerem os pedidos. "Por causa do primeiro semestre muito ruim na economia, eles foram muito tímidos e postergaram os pedidos. O nosso tempo de reação, para dar conta da demanda, não é curto. Se a gente tivesse recebido as encomendas com antecedência, não estariam faltando produtos e não estaríamos deixando de ter mais lucro."
Por causa da reclamação dos consumidores que não encontravam os brinquedos nas lojas, a Estrela retirou do ar as propagandas do Jogo do Tubarão, do Pula Macaco e do Kit de Construção.
A Barbie Lago dos Cisnes, o brinquedo mais procurado nas lojas, sumiu das prateleiras faz tempo. O vendedor José Márcio de Luna, 27, da Ri-Happy do Shopping Iguatemi, diz que recebe todos os dias mais de dez pessoas procurando a boneca. O gerente da PB Kids do Shopping Eldorado, Marcus Costa Berto, diz que na sua loja são pelo menos 20. Sem contar os que telefonam.
Os pais deixam o nome em listas de espera nas lojas, pedem ajuda dos parentes e amigos e procuram até em outros países.
É o caso do publicitário Francisco Jorge Mar, 42, que, depois de procurar a Barbie Lago dos Cisnes em todos os shoppings da cidade e da Grande São Paulo, começou a pedir ajuda de amigos no interior do Estado. Mas foi em Madri que ele encontrou a boneca para a sua filha Rafaela, 3, graças à ajuda de uma sobrinha que mora lá. "Ela me pediu também o castelo (R$ 800) e o Ken (R$ 100), que já encontrei. Só faltava a boneca."
Com a procura tão grande, até já começaram a cobrar ágio. "Em uma loja a vendedora disse que ia receber quatro, mas que ia custar muito mais que o normal", disse.
O sucesso das vendas surpreendeu até a Mattel, que importa as bonecas a pedido dos varejistas. De acordo com a assessoria de imprensa, as lojas pediram menos do que o necessário.
A Miracle Baby, outra boneca esgotada em São Paulo, também é uma das mais procuradas. Para não decepcionar a filha Karina, 6, a professora Elisabeth de Oliveira, 38, pediu ajuda do marido e de duas amigas. Pela internet, conseguiu encontrar uma loja em São José do Rio Preto que ainda tinha. "Ela ia ficar muito decepcionada."


Texto Anterior: Dança dos números: Natal deve ser ruim no Norte e bom no Sul
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.