São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lufthansa vira 2ª maior da Europa

DA BLOOMBERG

A Lufthansa desbancou a British Airways do posto de segunda maior companhia aérea da Europa em tráfego de passageiros, após ter ampliado o número de assentos disponíveis para atender à retomada da demanda.
A aérea nacional da Alemanha aumentou seu tráfego -medido pelos passageiros transportados multiplicados pela distância voada- em 13% no ano passado, segundo a Associação Européia de Empresas Aéreas. A British Airways registrou alta de 6%.
As companhias aéreas européias registraram um tráfego 9% maior em 2004, num momento em que o crescimento econômico fora da região impulsionou as viagens de negócios e o turismo.
O Air France-KLM Group havia ultrapassado a British Airways como maior empresa aérea da região após as companhias francesa e holandesa terem realizado fusão, em maio do ano passado.
"Observamos uma boa melhora no volume de vendas, mas as coisas não se limitam a conseguir lotar os aviões", disse Kate Gay, porta-voz da British Airways. "Estamos trabalhando para tornar nossa empresa tão lucrativa quanto possível."
A maior aérea da Europa em valor de mercado é a Lufthansa, cotada a 4,86 bilhões (US$ 6,41 bilhões), enquanto a British Airways é a segunda, avaliada em 2,88 bilhões de libras esterlinas (US$ 5,49 bilhões). O grupo Air France-KLM é o terceiro, com um valor de 3,82 bilhões.
"O tamanho, por si só, não é o melhor caminho para oferecer um bom retorno aos acionistas", disse Stephen Clapham, analista do setor de empresas aéreas da Williams de Broe de Londres.
A maior aérea da Europa em receita é o grupo Air France-KLM, com faturamento de 5,13 bilhões no terceiro trimestre passado, o intervalo mais recente para o qual há dados comparativos disponíveis. A Lufthansa é a vice, com 4,47 bilhões.


Texto Anterior: Companhias terão de aceitar bilhetes da Vasp
Próximo Texto: Luís Nassif: A teoria concreta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.