São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

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FRANCHISING
Preto ou branco

MARCELO CHERTO


Muita gente questiona a estratégia gerencial do Habib's, que ao menos num aspecto contraria as práticas administrativas mais em voga: eles estariam fugindo da terceirização como o diabo da cruz. De fato, a empresa vem optando por fazer tarefas que outras tendem a terceirizar. Exemplos: o desenvolvimento de campanhas e até a fabricação de insumos. Os sorvetes, pães e discos de pizza são produzidos em cozinhas centrais operadas pela própria franqueadora ou por seus master-franqueados. Uma das poucas exceções é a esfiha, cuja massa é preparada e assada no próprio restaurante, a partir de matérias-primas que vêm da cozinha central. Me contaram que a empresa estaria montando um laticínio para fabricar os queijos utilizados pela rede. Tudo para assegurar a política de preços baixos que vem fazendo o sucesso do Habib's no mercado.
Muita gente indaga: se todo mundo está terceirizando, o Habib's não deveria fazer o mesmo? Muitas vezes me senti tentado a ditar regras, a dizer que acho perigosa essa estratégia de verticalização. Pessoalmente, sou favorável à terceirização. Tanto que a adoto e pratico. Porém, a vida tem me ensinado que nem sempre o fato de todo mundo fazer as coisas de um certo jeito significa que é o único modo. Aliás, como o cientista americano Mitchell Waldrop disse, a saúde de um ecossistema depende da diversidade de criaturas. Além disso, o equilíbrio de todo ecossistema está constantemente se alterando. Ou seja: se a estratégia de não terceirização está correta, só o tempo dirá.


Marcelo Cherto, especialista em redes de negócios, é presidente do Instituto Franchising e professor da FGV e da Franchising University.
Internet: www.cherto.com.br
E-mail: info@cherto.com.br



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