São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA descartam dar dinheiro do Tesouro

MARCIO AITH
DE WASHINGTON

O ministro da Economia argentino, Domingo Cavallo, foi informado de que os EUA estão dispostos a ajudá-lo no comando da economia da Argentina, mas não por meio de uma ajuda bilateral do Tesouro norte-americano.
A informação foi dada ontem à Folha por um funcionário do governo norte-americano, segundo o qual já houve um contato inicial entre Cavallo e os EUA.
Segundo esse funcionário, Cavallo não pediu aos EUA um empréstimo bilateral e apenas relatou sua visão sobre a situação argentina. No entanto, o Tesouro teria "deixado claro" ao ministro que, embora preocupados com essa situação e otimistas com a gestão de Cavallo, os EUA preferem que qualquer reforço à blindagem econômica que protege o país seja feito por meio do FMI (Fundo Monetário Internacional) e não pela via direta.
Isso significa que, caso se verifique a necessidade de um reforço nesta blindagem, os EUA poderiam "sugerir" ao FMI que o promova. A Casa Branca só tomará uma posição oficial depois que Cavallo divulgar sua proposta para revitalizar a economia.


Texto Anterior: Brasil se opõe a redução de tarifa do Mercosul
Próximo Texto: UE e Mercosul negociam tarifas e serviços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.