São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valor agregado está em queda, segundo Iedi

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

O valor agregado pela indústria de transformação à produção está em queda por culpa do dólar desvalorizado e da substituição de produtos nacionais por importados.
Um cenário, segundo o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), em linha com o novo PIB, divulgado com outra metodologia, que mostrou uma taxa de investimento mais baixa e participação menor da indústria.
"Já imaginávamos que o peso da indústria estivesse superestimado no PIB, e isso veio em uma intensidade maior do que a imaginada", afirmou Edgard Pereira, economista-chefe da entidade. "Nossa hipótese é que [a queda na taxa de investimento] acontece por causa da substituição por importações."
O instituto, ao lado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), fez ontem um alerta ao risco de desindustrialização no país ao apresentar os dados de um estudo realizado por Carmem Feijó, professora da UFF (Universidade Federal Fluminense), e Paulo Gonzaga, do IBGE.
O levantamento mostra que o valor agregado gerado pela indústria de transformação caiu 9,7% entre 1996 e 2004. A queda mais intensa ocorreu nos segmentos de média/alta (celulose e produtos químicos, por exemplo) e alta intensidade tecnológica (máquinas e eletroeletrônicos, entre outros).
"É preocupante. Os segmentos de maior intensidade tecnológica geram melhores empregos e mais lucros e têm efeitos importantes para a economia", analisa Fernando Sarti, da Unicamp.


Texto Anterior: Cálculos do governo confirmam perda de FGTS com Selic abaixo de 11% ao ano
Próximo Texto: Indústria começa o ano com vendas 3% maiores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.