UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Transener trava aprovação de negócio pela Argentina

Petrobras descarta interesse em empresa de transmissão da Pecom

PAULO ROLEMBERG
FREE-LANCE PARA AGÊNCIA FOLHA, EM ARACAJU
PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse ontem, em Aracaju (SE), que a empresa de transmissão de energia argentina Transener, controlada pela Pecom (Pérez Companc), não está nos planos da estatal brasileira. Dutra afirmou ainda que a Petrobras poderá se desafazer do ativo.
A Transener tem sido o empecilho para a aprovação da compra da Pecom pela Petrobras, dada a forte oposição de empresários, sindicalistas e membros do governo. O próprio presidente argentino, Eduardo Duhalde, já se manifestou contrário à venda da empresa de energia.
A transferência dos 58% de ações adquiridas pela Petrobras por US$ 1,125 bilhão, em julho de 2002, depende da aprovação do Secretariado Argentino para a Defesa da Concorrência, que corresponde ao Cade no Brasil. A expectativa inicial era que o aval fosse dado em setembro de 2002.
"Ela [a Transener] não faz parte do nosso interesse principal na Pérez Companc", afirmou Dutra. De acordo com ele, caso a operação seja autorizada pelas autoridades argentinas, a estatal brasileira pretende vender a empresa energética.
O que interessa à Petrobras não é a área de energia elétrica, mas as reservas de óleo e gás da Pecom e suas unidades de refino e petroquímica na América do Sul.


Texto Anterior: Cliente da Embraer na Índia pede adiamento na entrega de dez jatos
Próximo Texto: Trabalho: Indústrias abrem 8.504 vagas em março, melhor resultado desde 95
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.