São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APAGÃO EM QUESTÃO

Questão frequente é como calcular consumo

Consumidor faz fila para tirar dúvida

DA REPORTAGEM LOCAL

Centenas de consumidores têm feito filas diárias nas agências da Eletropaulo para esclarecer as mais diferentes dúvidas sobre o plano de racionamento -desde como verificar os quilowatts no relógio de luz a como calcular a média de consumo.
A maioria das pessoas ouvidas pela Folha ontem na agência localizada no bairro do Ipiranga, região sul de São Paulo, disse que preferiu ir diretamente à companhia de energia porque não conseguiu atendimento por telefone.
Wagner Calabró, 41, síndico de um edifício de 14 andares e 50 apartamentos no bairro de Vila Mariana, esperava ontem à tarde para saber se o condomínio receberia contas com sobretaxa.
"Já conseguimos reduzir em 20% o consumo desligando luzes e elevador, mas o condomínio ainda gasta mais de 4.000 quilowatts por mês", explicou. "Será que, mesmo assim, teremos sobretaxa?", perguntava.
Atrás dele na fila, Wilfredo Galindo, 36, síndico de um condomínio de quatro blocos e 216 apartamentos no Jabaquara, também queria explicações sobre o racionamento.
"Tive de vir aqui porque os telefones não atendem", afirmou o dentista José Abelardo, 39. Ele resolveu verificar o seu relógio de luz depois que percebeu aumento significativo na quantidade de quilowatts consumidos. "Meu gasto mensal pulou de cerca de 300 kW para 800 kW. Isso é certamente fuga de energia", disse. Abelardo está preocupado em ter dificuldade para economizar energia enquanto o relógio de luz apresenta problemas.



Texto Anterior: Empresas querem processar governo
Próximo Texto: Governo quer tabelar preço da "energia livre"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.