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VAREJO
Pequenos perdem o fôlego
Hipermercado cresce mais no 1º trimestre
DA REPORTAGEM LOCAL
Os pequenos supermercados,
que foram a surpresa do varejo
em 2001 -pois cresceram bem
mais do que as grandes redes-
perderam o fôlego. No primeiro
trimestre do ano, os grandes supermercados e os hipermercados
tiveram um aumento de 11,4%
nas vendas em relação a igual período de 2001 . As redes menores,
chamadas "lojas de vizinhança",
tiveram expansão menor, de
8,5%, segundo estudo apresentado ontem pela ACNielsen.
Esse crescimento de 8,5% no
Estado de São Paulo não é nada
desprezível, mas bem inferior ao
apurado no ano passado. Em dezembro de 2001, os supermercados de vizinhança, com poucos
caixas e espaço físico restrito,
apresentavam expansão de 18%
em relação ao ano anterior. Enquanto as grandes redes tinham
vendas menores, com expansão
de 6,4% no ano.
Uma das explicações para a mudança é o crescimento das promoções das grandes cadeias de
varejo. O Carrefour tem elaborado programas de descontos mensais, assim como o Pão de Açúcar.
Isso tira mercado das pequenas
redes de bairro.
Além disso, cresceu a concorrência no segmento de supermercado de vizinhança, com a forte
investida das líderes nesse segmento de lojas menores, localizadas em bairros mais afastados. Isso reduz a margem de lucro das
cadeias menores. O Barateiro, por
exemplo, rede do grupo Pão de
Açúcar (com modelos de lojas de
vizinhança) está com 149 pontos
hoje, contra 111 no mesmo período de 2001. A rede lançou um cartão próprio, mudou o visual das
lojas e lançou marcas próprias.
O Wal-Mart vai pelo mesmo caminho. Deve inaugurar, em junho, o seu primeiro supermercado popular no Brasil. O local será
o bairro de Sapopemba, na zona
leste de São Paulo.
Venda do Sé
O Pão de Açúcar está aberto para a compra de novas empresas e
tem caixa para isso. A informação
é de Augusto da Cruz Filho, vice-presidente administrativo-financeiro do grupo. O principal alvo
do mercado hoje é a rede Sé, interesse atual do Pão de Açúcar, segundo a Folha apurou.
"Temos R$ 1,1 bilhão em caixa e,
mesmo com a rede francesa Casino como sócia, temos autonomia
para decidir o que fazer", disse.
Pão de Açúcar, Carrefour, Royal
Ahold, Wal-Mart e Tesco estão
interessadas no Sé.
(ADRIANA MATTOS)
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