São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

Controladora da Varig reelege conselheiros

DA SUCURSAL DO RIO

A Fundação Ruben Berta, que possui 87% das ações ordinárias da Varig, elegeu ontem seu novo Conselho Curador. Seis dos oito conselheiros foram reeleitos, o que confirmou a força do grupo liderado por Luiz Martins, atual presidente da Varig, e por Ernesto Zanata, reeleito presidente do Conselho Curador da fundação.
A eleição feita pelos integrantes do Colégio Deliberante da fundação sinalizou a manutenção da atual política da diretoria. Apesar da melhoria da situação financeira por causa do compartilhamento de vôos com a TAM, a empresa ainda vive uma situação delicada.
A companhia teve nos nove primeiros meses do ano passado prejuízo de R$ 533,462 milhões, queda de 74% ante 2002.
Uma reportagem da Folha mostrou ontem que, com a possibilidade de uma fusão com a TAM cada vez mais remota, a Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) recomendará ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a suspensão do compartilhamento entre as duas empresas.
O controle da fundação sobre a Varig é motivo de discórdia entre funcionários. A associação TGV (Trabalhadores do Grupo Varig) defende a retirada da Ruben Berta do controle da empresa.
Em nota, a fundação afirmou que "a manutenção da maioria dos integrantes [do conselho] dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido em busca da recuperação definitiva das empresas do grupo".


Texto Anterior: Dinheiro: Ministros da Opep negam aumento imediato na produção de petróleo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.