São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Orientação é evitar mudar de aplicação

DA REPORTAGEM LOCAL

Em tempos de borrasca, não saia na chuva. Essa é, em síntese, a orientação de consultores financeiros para os investidores atravessarem o atual quadro de turbulência dos mercados financeiros globais.
"Neste momento, não faça movimentos bruscos. Mantenha a calma", recomenda o administrador independente de investimentos Fábio Colombo.
Quem tem aplicações em ações, se resgatar agora vai levar o prejuízo para casa. "Bolsa é investimento de longo prazo. Espere que o mercado deverá melhorar mais adiante", recomenda Colombo.
William Eid, coordenador do Centro de Estudos de Finanças da FGV, vai mais longe. "Quem aplica em ações sabe que existe risco. Se sair correndo agora é sinal de que está no mercado errado", observa. Na sua opinião, as condições conjunturais que determinaram o processo de alta da Bovespa continuam vivas. "Não se mexa", recomenda.
Eid diz que, neste momento, fundos de ações que acompanham o Ibovespa vão acusar perdas iguais à da Bolsa. Também os fundos multimercados, principalmente os alavancados, vão sofrer.
Colombo recomenda aos investidores conservadores que forem fazer novas aplicações que busquem os fundos DI. (SB)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Analistas vêem menor vulnerabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.