São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

BNDES rejeita propostas de ajuda à Varig

DA SUCURSAL DO RIO

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) rejeitou as três propostas de interessados em participar da operação de empréstimo-ponte à Varig.
De acordo com o banco, as propostas não cumpriram os requisitos exigidos, como a apresentação de carta-fiança no montante a ser financiado pelo banco ou a capacidade de arcar com um terço do empréstimo. O BNDES pretendia liberar até US$ 167 milhões do empréstimo limitado a US$ 250 milhões.
O banco informou em nota, no entanto, que pretende financiar o vencedor do leilão da Varig, previsto para julho e que vai oferecer ao mercado uma parcela da companhia. A instituição está disposta a financiar até dois terços da aquisição.
O BNDES diz ter tomado a decisão devido às "inúmeras solicitações recebidas de investidores interessados em participar do leilão judicial da Varig".
O empréstimo-ponte não atraiu nenhuma empresa aérea.
Das três propostas, duas vinham de grupos financeiros, interessados na remuneração do empréstimo, e uma de funcionários representados pelo TGV (Trabalhadores do Grupo Varig).
Segundo Márcio Marsillac, coordenador do TGV, a proposta dos trabalhadores oferecia como garantia uma parcela dos salários, uma espécie de crédito consignado.
Ontem, a aérea fechou acordo de fornecimento de combustível com a BR Distribuidora. Em nota, a distribuidora afirma que "jamais usou formas de pressão para alcançar seus objetivos comerciais".


Texto Anterior: Migrantes são maioria entre domésticas
Próximo Texto: Juro futuro sobe e põe em dúvida queda da taxa Selic
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.