São Paulo, sábado, 23 de maio de 1998

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PAINEL S/A

Carta de intenções
As intenções de investimento anunciadas pelas empresas neste primeiro trimestre do ano somam mais de US$ 66 bilhões, segundo levantamento feito pela consultoria Simonsen Associados.

Pura energia
As empresas de refinação de petróleo, com US$ 17,4 bilhões, lideram o ranking de investimentos, segundo a Simonsen Associados. Em seguida, aparecem as empresas do setor de energia elétrica, com US$ 9,7 bilhões, e as de comunicações, com US$ 7 bilhões.

Na boca do forno
O Bradesco prepara o lançamento do Fundo Mútuo de Privatização-FGTS. Trata-se de um fundo variável para investimento prioritário em ações de empresas estatais de telecomunicações em vias de privatização. O trabalhador poderá investir até 50% do seu FGTS no novo fundo.

Sinal verde
A Porto Seguro investiu R$ 300 mil na criação do espaço "Cidade Portinho Seguro", um galpão que vai funcionar como escolinha de trânsito para crianças. A nova escola já tem mais de 8.000 crianças inscritas até outubro.

Pela rede
O World Trade Center lança, na segunda-feira, uma universidade virtual. O site (www.univir.br/wtcu) oferece cursos de comércio exterior pela Internet. O curso virtual faz parte de um programa que pretende alavancar US$ 8 bilhões em exportações.

Naturalismo em alta
O comércio de produtos naturais tem crescido, em média, 20% ao ano no Brasil, segundo a Abenai (reúne as empresas do setor). Esse resultado será apresentado durante a Terapêutica 98, feira de terapias alternativas e produtos naturais, que acontece de 5 a 8 de novembro em São Paulo.

Tea for two
A Doriana e a empresa Nuva estão investindo R$ 4 milhões no segundo mês de uma campanha que distribui xícaras de brinde aos consumidores.

A força da mandioca
A Yoki Alimentos investiu US$ 3 milhões no desenvolvimento de dois produtos de uso industrial a base de glicose de mandioca: o Manicandy, para balas, doces e biscoitos; e o Manigel, para molhos, bebidas e condimentos.

Aproveitando a Copa
Representantes de oito grupos empresariais franceses debatem, no próximo dia 17 de junho em Paris, o potencial de investimentos no mercado brasileiro. Os seminários fazem parte do projeto "É tempo de Brasil", organizado pela agência Fisher, Justus.

Pouca divulgação
Para Michel Alabi, da Adebim, ainda falta ao Brasil uma cultura exportadora. "É preciso divulgar os produtos, principalmente nas áreas em que somos mais competitivos." Alabi também defende mais incentivos para empresas de pequeno e médio porte.

Esquentando as vendas
O Café do Ponto projeta vender 30% mais nos próximos três meses, os mais frios do ano.

Idéia preservada
Autoridades de 80 países estarão participando do 23º Congresso Mundial para a Proteção da Propriedade Industrial, que que será realizado de 24 a 29 de maio. Entre os participantes estão Toyota, France Telecom e Electrolux.

E-mail:painelsa@uol.com.br



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