São Paulo, sexta-feira, 23 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

TURBULÊNCIA

Bernanke afeta mais o mercado que Greenspan

DA REUTERS

O presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, mexeu mais com os mercados do que seu antecessor no comando do banco, Alan Greenspan, conforme estudo.
Mas a pesquisa, de Laurence Meyer, ex-diretor do Fed, e Brian Sack, da Macroeconomic Advisers e ex-economista do Fed, mostra que Greenspan também provocou movimentos acentuados nos mercados financeiros de tempos em tempos.
"Bernanke está dominando o comitê em termos de efeito de mercado. Ele respondeu por 27 pontos básicos no movimento do rendimento dos bônus de dois anos, cerca de 3,5 vezes o efeito do próximo membro do Fomc [Comitê Federal de Mercado Aberto] mais influente."
Os movimentos no rendimento das notas do Tesouro de dois anos são medidos de 15 minutos antes dos discursos de membros do Fomc a 2 horas depois.

Turbulência
A recente fuga de investidores dos ativos dos mercados emergentes é um ajuste normal e não marca o início de desaceleração econômica mundial, disse o FMI (Fundo Monetário Internacional) ontem.
O FMI afirmou que o padrão de correção não sugere uma reavaliação dos fundamentos dos mercados emergentes. "A queda no apetite por risco é uma resposta típica ao aumento na percepção de risco neste momento do ciclo global financeiro e econômico", disse o FMI.


Texto Anterior: Saiba mais: Frase sobre mulheres gerou críticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.