São Paulo, sexta-feira, 23 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Frase sobre mulheres gerou críticas

DE WASHINGTON

Lawrence H. Summers, 51, deixa no mês que vem o cargo de reitor da Universidade Harvard, no estado de Massachusetts, depois de cinco anos no posto. Seu período à frente da universidade o torna o acadêmico de mandato mais breve a comandar a instituição desde 1862. É provavelmente também o mais controverso.
Entre as diversas polêmicas em que se meteu, uma foi ter dito que talvez somente uma "aptidão intrínseca" poderia explicar por que há menos mulheres bem-sucedidas do que homens nos campos da ciência e da matemática.
A frase causou tamanha reação na comunidade acadêmica que Summers acabou por anunciar em fevereiro que deixaria o cargo no fim do ano letivo.
Seus comentários renderam no mínimo dois votos de desconfiança pelo corpo docente.
Summers foi economista-chefe do Banco Mundial e secretário do Tesouro no governo Bill Clinton. Em julho de 1994, o alvo de suas opiniões foi um plano econômico que o Brasil acabava de implantar. Era o Plano Real -transitório e eleitoreiro, segundo o economista. (SD)


Texto Anterior: Summers volta a gerar polêmica
Próximo Texto: Turbulência: Bernanke afeta mais o mercado que Greenspan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.