UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Geração de termelétricas sobe

Novo modelo elétrico dará ganho à Petrobras

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Atolada em prejuízos por causa dos investimentos em termelétricas, a Petrobras será beneficiada pelo novo modelo do setor elétrico, anunciado anteontem pelo Ministério de Minas e Energia.
É que haverá um aumento no preço da energia dessas usinas e, com isso, "um melhor desempenho" das unidades, segundo o diretor financeiro da estatal, José Sérgio Gabrielli.
Neste ano, as térmicas já causaram perda de R$ 450 milhões à Petrobras, que tem participações em dez usinas e garante ainda a compra da capacidade instalada de mais três -esses contratos foram os que geraram a maior parte do prejuízo.
Segundo Gabrielli, a estratégia é não fazer mais investimentos em termelétricas, que "têm dado muita dor de cabeça" à Petrobras. Serão apenas concluídas as que estão em obras.
Pelas novas regras, a energia das termelétricas, mais cara, será vendida em conjunto com a das hidrelétricas, mais barata. Assim, o valor da geração térmica cairá.


Texto Anterior: Telefonia: Para STJ, consumidor tem reajuste pelo IPCA
Próximo Texto: Luís Nassif: Excepcionalmente, hoje, a coluna não é publicada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.