São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Apoio às PPPs 1
Newton de Mello, que acaba de assumir a Abimaq, leva hoje a Aldo Rebelo (Coordenação Política) seu apoio ao projeto das PPPs. No encontro, Mello entregará documento encaminhado ao Congresso em que pede a agilização da tramitação do projeto de lei a ser votado no Senado.

Apoio às PPPs 2
Mello defende a participação do setor privado na recuperação da infra-estrutura. "Os orçamentos do setor público não dispõem de recursos nem para atender às demandas sociais e não podem esperar por investimentos maiores na ampliação da infra-estrutura que uma economia em crescimento requer."

Sede
O volume de vendas do setor de sucos prontos aumentou 16,1% nos meses de junho e julho em comparação ao mesmo período de 2003. O crescimento também se verifica no setor de águas, com alta de 6,1% no período. Os dados são de relatório Instituto Nielsen.

Lançamento
As principais empresas varejistas brasileiras lançam no dia 27 o IDV (instituto para desenvolvimento do varejo). A nova entidade deverá criar condições para o aumento das vendas, dos resultados e do emprego direto e indireto no setor.

Casa nova
Bernardo Fedalto Jr. deixa a gerência de vendas de ônibus Volvo para o Brasil, América do Sul e Caribe para assumir, no lugar de Carlos Pacheco, a gerência nacional de caminhões pesados e as exportações para o mercado sul-americano. Pacheco assume a presidência da Volvo Trucks México.

Em alta
Os setores que dependem de crédito, como o de eletrodomésticos, estão em alta. O faturamento subiu 12,26% em julho, segundo a Fecomércio-RJ. A renda também demonstrou recuperação, com reflexo, por exemplo, sobre o desempenho dos supermercados, cuja receita cresceu 3,94%.

Viva-voz
A BrTurbo, portal de banda larga da Brasil Telecom, lança o primeiro chat de voz do Brasil. Os usuários poderão conversar pela internet como se estivessem falando ao telefone. A Brasil Telecom tem 10,7 milhões de linhas instaladas.

Desembarque
Elena Lidonicci, diretora da italiana Esselunga, rede de supermercados que tem o maior faturamento por metro quadrado do varejo europeu de alimentos, chega ao Brasil para o 7º Fórum de Varejo da América Latina. A executiva apresentará seu programa de fidelidade, o mais bem-sucedido da Europa.

Roupa nova
A marca Omo, da Unilever, ganhou um ícone: o Splat Omo. O símbolo -tradução iconográfica do conceito "se sujar faz bem"- estará em toda comunicação e embalagem do produto.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Petróleo e Selic

A alta do preço do petróleo nos últimos dias aumenta as chances de elevação da taxa de juros básica ainda neste ano. Essa é a avaliação da LCA Consultores. Os preços externos do petróleo exercem forte pressão de custos na base da cadeia produtiva doméstica. Se não cederem, estimularão novos aumentos de preços industriais, sobretudo nos setores petroquímico e siderúrgico, diz a consultoria. Essa seria a senha para o mercado promover nova rodada de elevação nas suas projeções de inflação. Assim, embora tenha havido uma melhora de expectativas no ambiente doméstico associada à desaceleração da inflação, à descompressão das taxas de câmbio e risco e às esperadas decisões do Copom e do STF, as chances de elevação da Selic em 2004 vêm aumentando à medida que se prolonga e se acentua a pressão de custos advinda do elevado preço do petróleo.


Próximo Texto: Fundo menos popular tem ganho elevado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.