São Paulo, Segunda-feira, 23 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros altos dificultam os negócios

da Sucursal do Rio

Dois fatores dificultam o crescimento dos fundos de participações em empresas: as altas taxas de juros e a falta de tradição dessa estratégia de investimento no país.
"Essa indústria enfrenta problemas inerentes à economia, como falta de meios de financiamento em condições razoáveis e taxas de juros muito altas", diz Cláudio Haddad, diretor-presidente do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).
Outro dado que complica os investimentos dos fundos de "private equity" é o fato de o mercado de capitais ser pouco desenvolvido, diz. A Bolsa de Valores seria o local ideal para o sócio vender sua participação na empresa onde investiu, mas a falta de liquidez exige que o fundo procure um sócio estratégico que fique com a sua fatia.
As altas taxas de juros fazem com que os investimentos em renda fixa, que não têm o risco de um fundo "private equity", ofereçam mais rentabilidade, reduzindo a atratividade desses negócios, diz Marcos Rechtman, do Bozano,Simonsen.
Boris Erenburg, do Pactual Electra, diz que as empresas precisam ser educadas. "O mercado não tem tradição, mas o potencial é enorme."
"Uma dificuldade dos investidores é convencer o empresário a ter um sócio que vai exigir explicações e opinar nas decisões", afirma Erenburg.


Texto Anterior: Reestruturação: Crise favorece a compra de empresas
Próximo Texto: Arena do Marketing: Mágica dos empresários vai a debate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.