São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porto de Santos inicia operação conjunta com EUA

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

As atividades que integram o acordo de cooperação firmado entre a Receita Federal do Brasil e a Aduana dos Estados Unidos, chamado de CSI (sigla em inglês para Iniciativa de Segurança de Contêineres), foram iniciadas ontem no porto de Santos, em São Paulo.
O programa foi criado após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e prevê que todas as cargas embarcadas nos portos participantes com destino aos Estados Unidos sejam inspecionadas. Santos é o primeiro complexo portuário brasileiro e o 39º no mundo a integrar o CSI.
Segundo o coordenador geral de administração aduaneira, Ronaldo Lázaro Medina, o objetivo do CSI é assegurar que as cargas que entrem nos EUA não sejam usadas pelo terrorismo. "Ao mesmo tempo, facilita a entrada dessas cargas nos EUA porque a aduana dispensa a verificação delas na entrada dos portos americanos."
Os contêineres considerados de alto risco passarão por um scanner de raio-x, que permite monitoramento das cargas.
O inspetor da Alfândega em Santos, José Guilherme Antunes de Vasconcelos, afirmou que a inclusão de Santos no CSI deverá atrair mais cargas para a região.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crise no ar: Varig fica mais pontual em agosto, mas cancela mais vôos domésticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.