São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Justiça manda GE devolver recebíveis e turbinas

Varig fica mais pontual em agosto, mas cancela mais vôos domésticos

FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE

A Varig registrou em agosto piora em seu índice de regularidade de vôos domésticos, indicador que mede os cancelamentos de vôos, segundo o DAC (Departamento de Aviação Civil).
A regularidade dos vôos domésticos da Varig recuou de 92% do total, em julho, para 83% em agosto. O desempenho ficou abaixo da média do setor, de 91%.
A Gol cancelou menos embarques e passou de 89% de regularidade em julho para 95% em agosto. A companhia vinha registrando quedas constantes nesse índice. A TAM foi de 93% para 94%.
Enquanto a Gol ampliou sua frota de 27 para 37 aviões entre dezembro e o começo deste mês, com plano de fechar o ano com 42 aeronaves, a Varig enfrenta problemas com a manutenção de seus aviões. Com 14 aeronaves paradas, a empresa tem dificuldade para remanejar vôos afetados por problemas técnicos.
Esse problema deve ser parcialmente resolvido, já que a Justiça do Rio determinou que a GE Revisão de Motores Aeronáuticos devolva à Varig cinco turbinas.
O presidente da Varig, Omar Carneiro da Cunha, disse que o indicador de regularidade deve melhorar. Segundo ele, o número de aviões parados cairá à medida que forem obtidos recursos.
Apesar do problema na regularidade, o indicador de pontualidade dos vôos domésticos da Varig melhorou: subiu de 92% em julho para 94% em agosto. Nesse quesito, a Gol subiu de 91% para 96%, e a TAM manteve os 97%.
Em relação à eficiência operacional, a Varig piorou em agosto -de 84% em julho, caiu para 78%. A TAM subiu de 90% a 91%, e a Gol, com 81%, saltou para 91%.

GE
Ontem, a Justiça do Rio determinou que a GE Commercial Aviation Serviços devolva à Varig todos os recebíveis que foram bloqueados. O bloqueio foi classificado como "abuso de direito" por parte da GE. A empresa começou a reter os recursos da Varig no dia 17 de junho, mesmo dia em que a Varig entrou com pedido de recuperação judicial.


Texto Anterior: Porto de Santos inicia operação conjunta com EUA
Próximo Texto: Ricos: Fundadores do Google sobem 27 posições em lista de bilionários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.