São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSE GLOBAL

Texas reduz suas projeções de lucro e vendas

Más notícias de empresas freiam a recuperação das Bolsas nos EUA

DA REDAÇÃO

As Bolsas norte-americanas encerraram o dia no vermelho ontem, pondo fim a uma recuperação que já durava três pregões seguidos. Perspectivas ruins emitidas por empresas como a fabricante de chips Texas Instruments tiraram o entusiasmo dos investidores.
"De maneira geral, tivemos uma porção de boas notícias nas últimas duas semanas, e algumas pessoas ficam nervosas quando têm lucro", disse Alfred Kugel, estrategista sênior da corretora Stein Roe Investment Counsel, de Nova York. "Não acho que isso seja uma surpresa, mas é sempre mais divertido quando o mercado está em alta."
As ações da Texas Instruments, a maior fabricante mundial de chips para telefones celulares, despencaram 18% depois que a empresa reduziu suas projeções de vendas e lucros para o quarto trimestre. Outras fabricantes de chips também foram afetadas.
A Nasdaq, Bolsa de empresas tecnológicas, registrou queda de 1,29%. O Dow Jones caiu 1,03%, enquanto o índice Standard & Poor's 500 recuou 1,06%.
Uma retração nos preços das ações já era esperada, porque, desde o dia 9 de outubro, quando tocou o nível mais baixo em cinco anos, o Dow Jones tinha disparado 16%. Investidores e analistas ainda não sabem se a recente recuperação representa apenas uma compensação ante as enormes perdas dos meses anteriores ou se o mercado entrou em um período de alta duradoura.
"Todo mundo ainda está na espera para ver o que vai acontecer", afirmou Andrew Baker, vice-presidente da corretora Wedbush Morgan para negócios na Nasdaq.

Menos negativo
De acordo com a consultoria Thomson First Call, na média, as empresas norte-americanas estão divulgando crescimento de 10,4% nos lucros no terceiro trimestre. No segundo trimestre, o crescimento médio ficou em 1,4%.
A rede de restaurantes McDonald's divulgou uma queda de 11% em seus lucros entre julho e setembro em comparação com igual período do ano passado. As vendas em seus principais mercados, como EUA e Japão, apresentaram fortes recuos.
As gigantes de telecomunicações AT&T e BellSouth divulgaram resultados melhores do que os esperados, mas o faturamento de ambas caiu em relação a igual período do ano passado.

Ásia em queda
Os mercados asiáticos também tiveram um dia de perdas.
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio caiu 3,22%, depois de ter cedido 1,19% anteontem. Os investidores japoneses continuam inseguros quanto ao plano de saneamento bancário do governo. Além disso, pesam as fracas perspectivas de vendas para o setor de alta tecnologia.
A Bolsa de Seul caiu 2,1%, enquanto Hong Kong cedeu 0,22%.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Anfavea quer manter IPI de 9% para popular
Próximo Texto: Trabalho: Metalúrgico da Força ampliará paralisação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.