São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banespa aceita alongar estabilidade de 13 mil

DA REPORTAGEM LOCAL

O Sindicato dos Bancários de São Paulo informou que o grupo Santander Banespa aceitou prorrogar por 90 dias a garantia de emprego, que vence no final deste mês, de 13 mil funcionários. Na próxima semana, também deve ser anunciado um programa para incentivar o desligamento de cerca de 900 empregados.
A decisão de estender o compromisso de não despedir os funcionários deve ser confirmada oficialmente em reunião prevista para a próxima terça-feira entre a direção do grupo e representantes dos bancários.
Os sindicalistas reivindicam que o acordo, o primeiro feito após a privatização do banco, seja renovado até outubro de 2003, porque temem a demissão de 3.000 funcionários do Banespa.
"O grupo não admite, mas a imprensa espanhola já noticiou a intenção de demitir. Por isso, queremos a garantia de emprego para todos", disse João Vaccari Neto, presidente do sindicato.
O grupo Santander Banespa informou, por meio de sua assessoria, que a proposta de prorrogação do acordo está sendo avaliada "internamente" pelo banco. Mas o presidente do sindicato diz que a extensão do acordo foi negociada até 31 de janeiro com o vice-presidente executivo do banco, José Paiva Ferreira.

Incentivo
De acordo com o sindicato, também será aberto na próxima semana um programa de demissão voluntária para incentivar o desligamento de 900 funcionários que entraram no banco antes de maio de 1975.
"São empregados que não pertencem ao Banesprev [fundo de pensão dos funcionários do Banespa]. Dessa forma, o banco teria de arcar com a complementação de suas aposentadorias. Pela proposta, os 900 funcionários podem ou não aderir ao programa. Não há pressão", disse Ana Maria Ernica, diretora do sindicato. O acordo coletivo de 2001 já permitia a abertura desse voluntariado, segundo informou o sindicato.
O prazo de adesão deve ser de 30 de outubro a 4 de novembro. O banco não confirma.


Texto Anterior: Trabalho: Metalúrgico da Força ampliará paralisação
Próximo Texto: Trabalho Eslavo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.