São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrás de neve, brasileiro domina "Brasiloche'

DE BUENOS AIRES

"Brasiloche". Esse foi o apelido dado pela imprensa argentina à cidade que, mais do que nunca, acabou dominada por brasileiros na temporada de inverno. Encantados pela oportunidade de conhecer a neve e esquiar, turistas que nunca tinham deixado o Brasil visitaram Bariloche neste ano.
Com funcionários com o "portunhol" na ponta da língua, 22 hotéis receberam exclusivamente brasileiros de junho a setembro. A temporada terminou oficialmente no mês passado, mas ainda havia movimento no início deste mês. A estimativa é que 40 mil brasileiros tenham visitado Bariloche.
A operadora CVC, que diz ocupar 70% desse mercado, teve neste ano 15 vôos charter semanais do Brasil para Bariloche. Em 2000, era apenas um por semana, e, em 2003, seis.
A operadora diz que foi a primeira vez que realizou saídas de vôos diretos de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e São José dos Campos, além dos habituais Rio e São Paulo.
"A diferença entre o real e o peso faz a Argentina ficar mais atrativa, e Bariloche oferece o que o brasileiro quer: neve", afirma Gustavo Batica, gerente receptivo da CVC Argentina.
Os turistas, de acordo com as operadoras, consultam sempre as previsões meteorológicas e, se por acaso percebem que não deve nevar, adiam a viagem.
O jornal "Clarín" chegou a comparar a alegria dos brasileiros ao dar seus primeiros passos na neve à emoção de Neil Armstrong ao pisar na Lua.
De Bariloche, Andréa Rossi Corrêa, 31, publicitária, contou à Folha na semana passada que nunca tinha esquiado até aquela viagem. "Todo mundo fica encapotado, parecendo um pingüim com aquelas roupas."
Segundo ela, o custo-benefício foi o que pesou na hora de escolher viajar logo após o término da temporada. "O preço não muda muito, mas, no começo da baixa temporada, o movimento é menor, não tem fila para teleférico, e ainda dá para brincar na neve". (BL)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Vitória de Lula ameaça reformas, diz jornal inglês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.