São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória de Lula ameaça reformas, diz jornal inglês

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o jornal britânico "Financial Times", caso o presidente Luis Inácio Lula da Silva consiga a reeleição com uma votação "arrasadora", as reformas de que o Brasil precisa seriam adiadas, o que comprometeria o crescimento da economia brasileira.
Em texto publicado hoje, o jornal comenta os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto, que mostraram o presidente Lula com pelo menos 20 pontos percentuais de vantagem em relação ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. O "Financial Times" atribui a vantagem do presidente ao discurso antiprivatista adotado pela sua campanha nas últimas semanas, que teriam causado, na avaliação do jornal, grande migração de intenções de votos para o presidente.
De acordo com o "FT", o mais influente jornal econômico europeu, "o perigo de uma vitória retumbante de Lula, na visão daqueles que apóiam a economia ortodoxa, é que reformas muito necessárias tornam-se menos prováveis, deixando o Brasil com poucas chances de crescer mais do que a média de 2,5% dos últimos 15 anos". De acordo com a avaliação do jornal, os resultados das pesquisas já teriam causado mudança na política do governo de Lula, que estaria menos disposto agora a cortar gastos públicos.
O "FT" diz que as privatizações melhoraram serviços públicos e o desempenho das empresas, "mas tarifas para telefonia e eletricidade subiram muito e a privatização continua profundamente impopular".
Na avaliação do jornal britânico, o aumento da vantagem de Lula em relação a Alckmin é a segunda surpresa das eleições deste ano. A primeira, teria sido o choque causado pela ida ao segundo turno. Agora, diz o "FT", "os eleitores devem causar um segundo choque, que pode resultar em mudança significativa de política, com implicações no crescimento".


Texto Anterior: Atrás de neve, brasileiro domina "Brasiloche'
Próximo Texto: FolhaInvest: Mercado de renda fixa cresce na Bovespa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.