São Paulo, sábado, 23 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imposto eleva risco, afirma Meirelles

DA SUCURSAL DO RIO

O deputado federal eleito Henrique Meirelles (PSDB-GO), ex-presidente mundial do BankBoston, disse que o país precisa agir em duas frentes para reduzir o risco-país: eliminar impostos temporários e desatrelar boa parte da dívida interna do dólar.
Segundo ele, essas contribuições -como a CPMF- são criadas para cobrir despesas permanentes. Isso, afirma, causa desconfiança dos investidores sobre a capacidade de o país manter as contas equilibradas.
No caso da dívida interna, Meirelles disse que o fato de parte dela variar de acordo com o câmbio é motivo de volatilidade e pressão do mercado sobre o dólar e que "um superávit de 3,88%, como é hoje, é bastante aceitável, desde que se elimine a volatilidade".
Meirelles afirmou que não deve ser papel do governo oferecer hedge (proteção) cambial ao setor privado por meio de títulos indexados ao dólar. Essa distorção, diz, ocorre porque existe uma grande desconfiança do mercado em relação ao sistema cambial.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Doutrina da porretada: Debate vira beisebol de palavras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.