São Paulo, sábado, 23 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EXPANSÃO

Alemanha e França param; Coréia avança
Enquanto algumas economias tradicionais européias apresentam baixas taxas de crescimento, a Coréia do Sul tem resultados que lembram os tempos de tigre asiático.
A economia alemã, a maior da Europa, cresceu 0,3% no terceiro trimestre de 2002, segundo o governo do país. A França teve crescimento de 0,3% no mesmo período. Já a Coréia do Sul apresentou aumento de 1,3% do PIB (Produto Interno Bruto) no período.
As estimativas para o ano não são diferentes: crescimento de 0,5% na Alemanha, 1% na França e 6,1% na Coréia.
O ritmo de expansão da economia alemã no terceiro trimestre foi um pouco melhor do que o do trimestre anterior, com taxa de crescimento de 0,2%. Analistas prevêem, porém, que os resultados para o último trimestre do ano e o primeiro de 2003 na Alemanha serão ainda piores.
Na França, as previsões de crescimento para 2003 foram reduzidas depois que o governo do país reviu a estimativa de déficit público para 2,8% do PIB para o próximo ano.
Na contramão da estagnação das economias da União Européia, a previsão de crescimento para a Coréia do Sul em 2003 é de 5,8%, um pouco mais baixa do que a deste ano. A razão da queda seria a preocupação com o controle da inflação, já que há previsão de alta de preços para o próximo ano, e com a política monetária do país. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Wall Street em transe: Apetite pelo risco volta, e NY se recupera
Próximo Texto: Do exílio: América Latina recebe US$ 25 bi ao ano de cidadãos que foram viver no exterior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.