São Paulo, terça-feira, 23 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro propõe brinde com "cachacinha"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brindou ontem com uma "cachacinha brasileira" a passagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo Brasil.
No almoço oferecido a Putin, no Itamaraty, Lula fez uma homenagem ao colega russo, propondo o brinde com um pequeno cálice de aguardente. "Embora o presidente Putin diga que não bebe nenhuma bebida com alto teor alcoólico, vamos comemorar a presença dele no Brasil com uma cachacinha tipicamente brasileira", disse Lula.
Apesar de Putin ter retribuído com um leve sorriso, o russo não se mostrou muito afoito para conhecer a "cachacinha": só molhou os lábios com a bebida, após brindar na taça de Lula.
Mais tarde, questionado se Putin teria gostado da cachaça, o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) afirmou: "Acho que gostou, não sei. Apenas quando nós brincamos que iríamos trocar a cachaça por outra mercadoria, ele [Putin] disse: "Por vodka" ".
Lula deu de presente para Putin um DVD com um documentário sobre a vida de Pelé ("Pelé Eterno"): "Sei que a Rússia é um país com muito esporte e, apesar de não ganhar do Brasil, tem um grande time de futebol".
No brinde, Lula falou que já havia tentado visitar a Rússia no passado, mas teria sido impedido por "problemas políticos".
"Não importa saber quem os causou. Várias vezes, até como dirigente sindical, fui impedido de ir à Rússia", disse Lula.
Convidado por Putin, Lula disse, antes do almoço no Itamaraty, que irá visitar a Rússia no próximo ano. (JULIA DUAILIBI)

Texto Anterior: Gafe: Itamaraty serve filé frio a presidente
Próximo Texto: Comércio: Canadá quer "reativar" parceria com Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.