São Paulo, terça-feira, 23 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAFE

Atraso de quase 2 horas no almoço atrapalhou chefe de cozinha, mas pratos voltaram vazios

Itamaraty serve filé frio a presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Se depender apenas do almoço servido ontem em homenagem ao presidente Vladimir Putin, o embargo russo à carne brasileira corre o risco de ser mantido. O prato principal -um filé mignon grelhado- estava frio. A batata frita, que acompanhava a carne, também já estava fria e mole quando foi servida.
Segundo o cerimonial do Itamaraty, o atraso de quase duas horas para o início da recepção atrapalhou o chefe de cozinha. O filé foi preparado para ser servido às 13h. O almoço, no entanto, só começou depois das 14h50, devido a um prolongamento da reunião entre Putin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para alívio dos diplomatas, a temperatura do filé pareceu não ter afetado o apetite dos russos. A maior parte dos pratos voltou para a cozinha vazia. A entrada, camarões flambados, e a sobremesa, um suflê de goiaba, agradaram.
O cardápio do Itamaraty foi escolhido cuidadosamente para poder impressionar os russos em relação à qualidade da carne local. Como a Rússia barrou a carne do Brasil por razões sanitárias, o Itamaraty decidiu servir filé para mostrar que não há razões para temer o produto.
A estratégia já foi usada antes. Na visita do premiê do Japão, Junichiro Koizumi, houve pratos preparados com manga, fruta até então proibida de ser importada pelos japoneses. Hu Jintao, presidente da China, teve a oportunidade de provar um churrasco na Granja do Torto, atual residência de Lula.
No caso de Putin, a estratégia parece der dado errado. O Itamaraty estuda, a partir de agora, servir apenas carnes com molho, para evitar o mesmo problema no futuro. Carnes com molho são mais fáceis de serem requentadas, no caso de imprevistos.
Antes da chegada de Putin ao Palácio do Planalto, um soldado dos Dragões da Independência desmaiou e foi retirado de maca. Dois outros começaram a passar mal e foram substituídos.
Na chegada ao Planalto, Putin foi saudado com 21 tiros de canhão. Depois de escutar os tiros de pólvora seca, o russo cumprimentou os ministros brasileiros. Ele estava ao lado de Lula. "O senhor é o ministro mais importante do país", disse Putin, ao conhecer o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho. Após o almoço, Putin viajou para o Rio de Janeiro, onde tinha agenda privada. (ANDRÉ SOLIANI)


Texto Anterior: Países assinam acordo para construir foguetes
Próximo Texto: Brasileiro propõe brinde com "cachacinha"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.