São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários se reúnem em SP para negociar saída para impasse

DA REDAÇÃO

Empresários argentinos e brasileiros se reuniram ontem na Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit), em São Paulo, para negociar uma saída para o impasse sobre o comércio de têxteis entre os dois países.
Na reunião estavam os representantes do setor de denim (tipo de brim) da Argentina, que pediram aos empresários brasileiros que limitassem as exportações para esse ano a 50% do volume exportado em 2003. Os brasileiros ofereceram apenas manter o mesmo volume do ano passado.
A reunião, que não havia terminado até o fechamento desta edição, ocorreu no dia em que o governo argentino impôs a necessidade de uma licença para as importações de têxteis. Segundo a Abit, a medida surpreendeu, pois os empresários vinham negociando havia algum tempo.
Segundo especialistas em comércio internacional, a medida viola as regras acordadas no Mercosul e a Argentina pode ser acionada. Isso porque os produtos têxteis estão na lista dos que têm livre comércio intrabloco e não podem sofrer nenhuma discriminação em sua comercialização.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Itamaraty quer resolver a questão com negociações diplomáticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.