São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéia do euro tem 40 anos

ISABEL VERSIANI
da Sucursal de Brasília

A Europa discute a criação de sua moeda única há mais de 40 anos. O euro finalmente entra em vigor em 1º de janeiro de 99, quando será usado nas transações interbancárias entre os países que aderirem ao sistema.
As empresas européias também serão obrigadas a publicar seus balanços em euro. A nova moeda, entretanto, só começará a circular fisicamente no dia 1º de janeiro de 2002. Até julho desse ano, as moedas nacionais dos países da UE (União Européia) terão desaparecido e dado lugar ao euro.
No primeiro momento pós implantação da moeda, os europeus viverão uma experiência muito parecida com a que os brasileiros tiveram com a URV (Unidade de Referência de Valor), em 1994.
É que o euro corresponderá a um valor quebrado de cada moeda nacional. Até se acostumarem com o novo valor monetário, os europeus serão obrigados a converter valores toda vez que fizerem compras ou pagarem contas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.