São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDONÉSIA

Falta de arroz pode agravar crise social, afirma o Bird

das agências internacionais

A Indonésia terá de importar este ano ao menos 4 milhões de toneladas de arroz para abastecer sua população, que possui cerca de 200 milhões de habitantes, afirmou relatório do Bird (Banco Mundial).
Uma eventual falta de arroz, alimento básico dos indonésios, está sendo considerada por analistas como uma ameaça ao regime do presidente Suharto, 76, no poder há 32 anos.
"A crise de alimentos que enfrenta a Indonésia tem enormes consequências sociais", afirmou o relatório do Bird.
O governo indonésio diz, no entanto, que as reservas do produto são suficientes e pediu ajuda internacional, em especial ao presidente do Bird, James Wolfensohn, que visitou o país no mês passado.
A Indonésia importou 2 milhões de toneladas de arroz para o período de dezembro do ano passado a março deste ano.
O país teve de solicitar recentemente ao Japão o envio adicional de mais 400 mil toneladas de arroz, segundo autoridades japonesas.
A Indonésia também pediu que a Alemanha enviasse mais 1 milhão de toneladas do produto, informaram fontes diplomáticas.
Autoridades da Indonésia confirmam a importação de arroz, renunciando à versão oficial de autosuficiência do país em relação ao produto.
Analistas avaliam que a situação não deve melhorar, pois o país atravessa a pior seca dos últimos 50 anos.
O alto endividamento do setor privado e a queda da moeda local fazem a Indonésia enfrentar uma grave crise financeira e monetária desde o final do ano passado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.