São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2004

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ENERGIA

Pesquisa da Aneel mostra que consumidores ficaram menos satisfeitos do que em 2002, embora a nota média tenha sido "boa"

Aprovação a distribuidoras piora em 2003

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica piorou em 2003, segundo pesquisa divulgada ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A avaliação poderá significar reajustes de tarifa menores em 2004 para os clientes de algumas dessas empresas.
Segundo a Aneel, o índice médio de satisfação dos clientes das distribuidoras em 2003 foi de 63,63. Na escala da pesquisa, que vai de zero a 100, esse nível é definido como sendo "bom". Em 2002, o índice havia sido de 64,51.
Para José Mário Abdo, diretor-geral da agência, ainda há espaço para melhorar. Nos EUA esse índice é de 73 e, na Europa, de 70.
A agência divulgou rankings separados de distribuidoras. As listas agrupam empresas do mesmo porte e que atuam na mesma área.
De acordo com a pesquisa, a Eletropaulo, distribuidora que atende a região metropolitana de São Paulo, é a empresa da região Sudeste com menor índice de satisfação entre as que têm mercado superior a 400 mil clientes.
A Eletropaulo foi classificada com 60,01. Apesar do resultado, a distribuidora vem apresentado melhora desde 2001, quando obteve 54,44 na pesquisa. "Nós estamos satisfeitos com as melhora pelo terceiro ano consecutivo", disse Ricardo Lima, vice-presidente comercial da Eletropaulo.
Sobre o último lugar entre as grandes distribuidoras da região, Lima disse que "a comparação entre empresas não é o melhor caminho", pois o cliente da Eletropaulo é "muito mais exigente".
José Marcio Ribeiro, assessor da presidência da Light, que ficou com o terceiro menor índice, disse que a empresa teve dificuldades no relacionamento com os clientes por meio da central de atendimento, mas que os índices técnicos (freqüência e duração das interrupções no fornecimento) vêm mantendo o mesmo nível.
A Cerj, com o segundo menor índice de satisfação, divulgou nota informando que está "satisfeita" com o resultado.
Neste ano, 17 distribuidoras que passaram por revisão tarifária terão um redutor aplicado ao IGP-M, índice que corrige parte da tarifa de energia elétrica. Esse redutor é chamado de Fator X.
Isso significa que, na data do reajuste, em vez de ter direito a repassar todo o IGP-M acumulado, as distribuidoras terão direito ao IGP-M menos o Fator X. Parte do Fator X é calculado com a pesquisa de satisfação dos consumidores. Dessa forma, dependendo do resultado da pesquisa, o Fator X pode aumentar ou diminuir em até um ponto percentual.
Isso significa que, quanto pior for a avaliação da distribuidora, maior o Fator X e menor o reajuste para o consumidor. No ano passado, o Fator X para a Eletropaulo foi definido em 2,45% pela Aneel. Ainda entra no cálculo medições sobre o ganho de produtividade das empresas.


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