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ENERGIA
Pesquisa da Aneel mostra que consumidores ficaram menos satisfeitos do que em 2002, embora a nota média tenha sido "boa"
Aprovação a distribuidoras piora em 2003
HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica piorou em 2003, segundo pesquisa divulgada ontem
pela Aneel (Agência Nacional de
Energia Elétrica). A avaliação poderá significar reajustes de tarifa
menores em 2004 para os clientes
de algumas dessas empresas.
Segundo a Aneel, o índice médio de satisfação dos clientes das
distribuidoras em 2003 foi de
63,63. Na escala da pesquisa, que
vai de zero a 100, esse nível é definido como sendo "bom". Em
2002, o índice havia sido de 64,51.
Para José Mário Abdo, diretor-geral da agência, ainda há espaço
para melhorar. Nos EUA esse índice é de 73 e, na Europa, de 70.
A agência divulgou rankings separados de distribuidoras. As listas agrupam empresas do mesmo
porte e que atuam na mesma área.
De acordo com a pesquisa, a
Eletropaulo, distribuidora que
atende a região metropolitana de
São Paulo, é a empresa da região
Sudeste com menor índice de satisfação entre as que têm mercado
superior a 400 mil clientes.
A Eletropaulo foi classificada
com 60,01. Apesar do resultado, a
distribuidora vem apresentado
melhora desde 2001, quando obteve 54,44 na pesquisa. "Nós estamos satisfeitos com as melhora
pelo terceiro ano consecutivo",
disse Ricardo Lima, vice-presidente comercial da Eletropaulo.
Sobre o último lugar entre as
grandes distribuidoras da região,
Lima disse que "a comparação
entre empresas não é o melhor caminho", pois o cliente da Eletropaulo é "muito mais exigente".
José Marcio Ribeiro, assessor da
presidência da Light, que ficou
com o terceiro menor índice, disse que a empresa teve dificuldades
no relacionamento com os clientes por meio da central de atendimento, mas que os índices técnicos (freqüência e duração das interrupções no fornecimento) vêm
mantendo o mesmo nível.
A Cerj, com o segundo menor
índice de satisfação, divulgou nota informando que está "satisfeita" com o resultado.
Neste ano, 17 distribuidoras que
passaram por revisão tarifária terão um redutor aplicado ao IGP-M, índice que corrige parte da tarifa de energia elétrica. Esse redutor é chamado de Fator X.
Isso significa que, na data do
reajuste, em vez de ter direito a repassar todo o IGP-M acumulado,
as distribuidoras terão direito ao
IGP-M menos o Fator X. Parte do
Fator X é calculado com a pesquisa de satisfação dos consumidores. Dessa forma, dependendo do
resultado da pesquisa, o Fator X
pode aumentar ou diminuir em
até um ponto percentual.
Isso significa que, quanto pior
for a avaliação da distribuidora,
maior o Fator X e menor o reajuste para o consumidor. No ano
passado, o Fator X para a Eletropaulo foi definido em 2,45% pela
Aneel. Ainda entra no cálculo medições sobre o ganho de produtividade das empresas.
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