São Paulo, quarta, 24 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Haverá punição, afirma Anatel

ELVIRA LOBATO
em São Paulo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai punir a Telefônica pela queda na qualidade do serviço de telefonia em São Paulo ocorrida nos últimos meses. Segundo o presidente da agência, Renato Guerreiro, a punição por má qualidade do serviço, prevista no contrato de concessão, pode chegar a R$ 40 milhões em multa.
Segundo Guerreiro -que participou ontem do 9º Congresso Internacional de Telecomunicações, Redes e Internet Empresarial, aberta ontem no Expo Center Norte-, os fiscais constataram, numa fiscalização, que a empresa está fazendo uma gigantesca obra de expansão de centrais telefônicas, sem tomar as medidas preventivas -criação de rotas de segurança na rede- para evitar que os atuais assinantes sejam afetados.
O relatório dos auditores foi concluído na semana passada e está sendo analisado pelas áreas de engenharia e de contratação da Anatel. Guerreiro disse que a agência deve abrir processo contra a Telefônica na próxima semana e que a empresa terá espaço para defesa.
A companhia fez cortes na malha de cabos por toda a cidade de São Paulo para acomodar novas centrais telefônicas. Para cada central, segundo Renato Guerreiro, foram instaladas mais cinco.
Ele disse que a população de São Paulo está certa em protestar contra a má qualidade do serviço: "O cidadão tem de se indignar toda vez que uma empresa prestar uma mau serviço, sobretudo quando se tratar de concessionária de serviço público".
A direção da Telefônica comunicou, por sua assessoria, que só irá se pronunciar sobre o assunto quando for notificada pela Anatel.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.