UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMC teme que a Sars afete o comércio global

DA REDAÇÃO

As transações internacionais deverão ter um ano de fraco crescimento, abaixo de 3%, de acordo com a OMC (Organização Mundial do Comércio). Para o organismo, a pneumonia asiática tende a agravar as perspectivas.
"A China [país mais afetado pela doença" tornou-se um importante motor do comércio global", disse Michael Finger, economista sênior da OMC. "Se o crescimento chinês for dramaticamente afetado pela Sars, haveria repercussões no resto do mundo."
No ano passado, o comércio global teve uma expansão de 2,5%, depois de ter contraído 1% em 2001. Ao longo dos anos 90, o comércio mundial cresceu a um taxa média anual de 6,7%.
Segundo a OMC, a China foi um dos principais responsáveis pela ligeira retomada, ao lado dos EUA e de países do Sudeste Asiático. A organização diz que a evolução foi bastante desigual, com a Europa Ocidental (basicamente a zona do euro) e a América Latina exibindo os piores resultados.
No ano passado, as transações chinesas cresceram 20%. O país, que entrou na OMC em 2001, passou o Reino Unido é já é o quinto maior exportador mundial.


Texto Anterior: O vôo da águia: Guerra atinge vendas nos EUA, afirma Fed
Próximo Texto: Greenspan diz que aceitaria ficar no cargo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.