UOL


São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato deve ser hábil e ter boa massa corpórea

DA SUCURSAL DO RIO

O sambódromo do Rio de Janeiro voltará a ficar lotado nos próximos dias de pessoas com a expectativa de conseguir uma vaga de lixeiro. A estimativa da Comlurb é que 80 mil pessoas se inscrevam até o dia 4 de julho, quando acaba a seleção.
Ontem, foi apenas o primeiro dia de inscrições, só para candidatos cujos nomes começam com as letras "A" e "B". No último concurso da empresa, em 2001, foram 44 mil inscritos, mas só 3.500 foram chamados.
Dos 15 mil que enfrentaram a fila ontem e sofreram com o sol e o tumulto causado por "furadores de fila", apenas 9.000 conseguiram se inscrever.
Segundo a Comlurb, são dois os motivos para a desclassificação imediata de parte dos interessados: falta de documentação completa e o fato de haver pessoas no local que não tinham como iniciais as letras "A" ou "B".
Os candidatos que forem selecionados - ao todo, 6.000- têm dois anos para serem chamados. Eles vão repor as vagas deixadas por empregados que se afastarem da empresa no período.
Depois de serem escolhidos por um teste de massa corpórea (que mede o peso em relação a altura da pessoa), os candidatos serão classificados por meio uma avaliação física e de um teste prático, no qual o candidato tem de mostrar sua habilidade em varrer e recolher lixo. Só esses dois quesitos é que contam pontos. Ou seja, nesse caso, ter curso superior ou mesmo nível médio de nada adianta. Não serão feitas provas escritas.
Hoje, continuam as inscrições para as inicias "A e B". Para as demais letras seguem até o dia 4 de julho. A expectativa da Comlurb é que a procura hoje seja menor e que não se repitam os tumultos.
Coincidentemente, começou oficialmente ontem no Rio a operação Zona Sul Legal, que tem como objetivo aumentar a "sensação de segurança" da população. Em sua primeira etapa, pretende incrementar o policiamento ostensivo na zona sul e recolher a população de rua, transferindo-a para abrigos.
A segunda etapa da operação, ainda sem data, visa combater a prostituição e o tráfico de drogas.


Texto Anterior: Desespero na Apoteose: 15 mil brigam para ser lixeiro no Rio
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bolsa cai e fecha abaixo dos 13 mil pontos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.