São Paulo, quinta, 24 de julho de 1997.



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MONTADORAS
Obras de terraplenagem em Gravataí devem ser adiadas por causa da ocupação da área desapropriada
Invasão atrasa construção de fábrica da GM

ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local

As obras de construção da nova fábrica da General Motors, em Gravataí, (RS), podem ser adiadas por causa da invasão -efetuada anteontem por um grupo de agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)- da área cedida à montadora pelo governo gaúcho.
"O início da terraplenagem estava previsto para dentro de 20 dias. Mas a invasão torna inevitável um atraso no cronograma de obras", disse José Carlos Pinheiro Neto, diretor de Assuntos Corporativos da General Motors.
O adiamento, afirma Pinheiro Neto, pode prejudicar o plano do montadora de iniciar a produção de carros em 99.
"Nosso negócio é fabricar carros. Uma fábrica de veículos não é o local correto para resolver disputas políticas", diz Pinheiro.
Fornecedores
A montadora contratou três empresas gaúchas para a fase de terraplenagem: Sutelpa, Toniolo Busnello e Brasília Guaíba.
A empresa também definiu oficialmente os nomes de 12 fornecedores que instalarão unidades dentro da fábrica.
Esses fornecedores vão entregar na linha de montagem conjuntos completos para o minicarro da GM, por enquanto identificado como "Arara Azul".
O minicarro da GM será um modelo popular, 20% mais barato e mais leve que o Corsa Wind.
Os fornecedores já escolhidos são: Lear (bancos), Cofap (escapamentos), Delphi (suspensão), Bosal-Gerobrás (ferramentas), Valeo (arrefecimento), Arteb (iluminação), Soplast (tanque de combustível), Santa Marina (vidros), Goodyear (pneus, rodas), Bundy (tubos de combustível e freio), Brasinca (peças estampadas) e VDO (painel de instrumentos).
A fábrica de Gravataí vai exigir investimento de US$ 600 milhões e gerar 2.000 empregos diretos.
Os fornecedores -30 devem se instalar na área da fábrica, conta Pinheiro Neto- entram com US$ 300 milhões.



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