São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Transbrasil recupera Boeing 767 arrestado pela Justiça dos EUA em Miami
A Transbrasil recuperou ontem um Boeing 767-300 que havia sido retido pela Justiça americana em Miami. Ainda ontem, uma tripulação da Transbrasil viajou para a cidade da Flórida para buscar o avião, que havia sido arrestado em 9 de agosto.
O avião pertence à empresa de leasing (aluguel) Pegasus e fazia a rota da Transbrasil entre São Paulo e Miami. Como o pagamento do aluguel da aeronave estava atrasado, a Pegasus queria tomá-lo da Transbrasil e manter o avião nos EUA.
Ontem, a Justiça americana deu ganho de causa à Transbrasil e liberou o retorno da aeronave para o Brasil. Com a volta do 767-300, a Transbrasil terá nove aviões para suas rotas. Outros três aviões estão parados, em manutenção.
Com dívidas de R$ 800 milhões, a empresa enfrenta uma das mais graves crises de sua história. Para fazer frente à crise, a Transbrasil prepara um plano de reestruturação, que prevê a demissão de pessoal e um novo planejamento para seus vôos.

Renegociação
A empresa também está renegociando dívidas com aproximadamente 200 credores. Nesta semana, a companhia aérea conseguiu garantir que dois aviões permanecessem em sua frota, depois de renegociar contrato com a empresa de leasing CIT.
A Transbrasil ofereceu para a CIT a troca do contrato de leasing por outro de compra das aeronaves. Para pagar a entrada, equivalente a 10% do valor dos aviões, a empresa vai usar recursos de um fundo de reserva para manutenção das aeronaves.
(DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Panorâmica - Disputa: OMC autoriza uso do Proex para financiamento de aviões, avalia Embraer
Próximo Texto: Bancos: BankBoston bate recorde e lucra R$ 421 mi no 1º semestre, alta de 276%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.