São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moeda japonesa se desvaloriza ante euro e dólar

DA BLOOMBERG

A cotação do iene caiu em relação ao euro e ao dólar, pressionada por especulações de que os investidores retomaram suas apostas de maior risco financiadas pelos empréstimos tomados no Japão, onde os juros são mais baixos, em operações conhecidas como "carry trade".
O Bank of Japan, o BC do país, manteve ontem sua taxa básica de juros em 0,5%, a mais baixa entre as principais economias do mundo, estimulando a valorização de moedas de alto rendimento, como o dólar da Nova Zelândia. O organismo sinalizou que pretende diminuir a diferença da taxa do país em relação à cobrada no resto do mundo -nos Estados Unidos, ela é de 5,25%.
Em julho de 2006, o BC japonês elevou para 0,25% a taxa de juros do país -novo aumento aconteceu em fevereiro. Desde março de 2001, a taxa estava próxima de zero.
Como os juros no Japão estão em torno de zero, investidores pegam dinheiro emprestado no país asiático para colocar em mercados com juros e riscos maiores, como o Brasil.
A moeda japonesa registrou na semana passada sua maior valorização no câmbio com o euro desde março de 2000. Em relação ao dólar, o iene atingiu a sua maior cotação em 14 meses.
"As pessoas estão começando a pensar que a crise de liquidez está acabando", disse Richard Vullo, diretor do Fortis Financial Services. "Com todas essas boas notícias, as pessoas estão retomando os "carry trades", e, por isso, o iene está caindo."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Empréstimo do Fed é o terceiro maior desde 11 de Setembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.