São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARRIL DE PÓLVORA

Alta foi de 3,7%

Petróleo vai ao maior preço em 19 meses

DA REDAÇÃO

O preço do barril de petróleo subiu ontem 3,71% em Nova York, pressionado pela possibilidade de a guerra entre os EUA e o Iraque estourar. As cotações dispararam para os maiores valores em 19 meses. Uma tempestade que atingiu a região das principais refinarias dos EUA também ajudou a empurrar os preços.
Segundo analistas, porém, os maiores produtores mundiais de petróleo contribuíram para a alta ao se recusar, na semana passada, a aumentar a produção. "Acredito que a Opep [Organização dos Países Exportadores de Petróleo" cometeu um erro ao não aumentar a produção dessa vez", disse Phil Flynn, analista da Alaron.
Em Nova York, o preço do barril fechou a US$ 30,71, a maior cotação desde fevereiro do ano passado. Em Londres, o barril do tipo Brent terminou o dia negociado a US$ 29,13, com 2,46% de alta.
O mercado do produto está preocupado com os efeitos no fornecimento de uma provável guerra dos EUA contra o Iraque, para remover do poder o ditador Saddam Hussein.


Texto Anterior: Luís Nassif: Factóides da economia
Próximo Texto: Panorâmica - Mercado de trabalho: CUT realiza manifestação contra o desemprego amanhã em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.