São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul terá reajuste de 21% na conta de luz amanhã

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As contas de luz sobem 21% amanhã para 2,1 milhões de consumidores de 68 municípios do Rio Grande do Sul abastecidos pela CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica). O aumento vale inclusive para a capital do Estado, Porto Alegre.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou por meio de nota oficial que esse reajuste não tem nenhuma relação com o racionamento de energia elétrica. O aumento foi calculado com base na variação de custos prevista no contrato de concessão.
O ministro das Minas e Energia, José Jorge, informou que na região Sul as distribuidoras de energia elétrica não podem pedir reajuste extra devido ao racionamento porque o programa de redução de consumo na região é uma medida voluntária.
No caso das regiões onde o racionamento de energia elétrica é obrigatório, a perda de receita será compensada por meio de um reajuste extra de tarifas na mesma data do aumento anual previsto no contrato de concessão e deverá ser diferenciado por empresa, de acordo com o ministro José Jorge.
O racionamento de energia é obrigatório nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte (leste do Pará e partes do Maranhão e do Tocantins, segundo classificação do setor elétrico).
Se essa proposta for aprovada nos próximos dias, as distribuidoras Light e Cerj -ambas do Estado do Rio de Janeiro- poderão ter reajuste extra ainda neste ano. O reajuste de tarifas contratual da Light é no início de novembro e o da Cerj, no final de dezembro.


Texto Anterior: Salto no escuro: Nordeste poupa 24,5% no "feriadão"
Próximo Texto: Luís Nassif: Estratégias para Alca e OMC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.